Um recurso bem conhecido dos professores, dos alunos… e até dos pais!
O #ESTUDOEMCASA ficará na memória de crianças e jovens por muitos e bons anos e é incontornável assinalar o seu mérito e eficácia. A aula “Vamos às Compras” revela logo no título o desejo de cruzar os conteúdos com a vida quotidiana dos alunos. Apresentam-se as moedas e notas de euro para depois as utilizar em operações de cálculo adequadas ao programa de matemática do 3.º e 4.º ano.
Gostaria de saber histórias e curiosidades sobre o dinheiro?
Como é que surgiram os bancos? O que é uma troca direta? Quem inventou o porquinho mealheiro? Só existem moedas redondas? Sabe o nome da primeira moeda portuguesa? É possível fazer comércio mudo? Quando é que passámos a usar moedas e notas de euro? E muito mais…
Em parceria com a Rádio ZigZag, do grupo RTP, o Museu do Dinheiro desenvolveu o “Troco por trocas” um programa de rádio para crianças que conta muitas pequenas histórias do dinheiro e algumas das suas curiosidades.
4 conceitos essenciais: poupança, necessidade, rendimento e despesa
Sabes para que serve um mealheiro? Já tens um?
Se sabes e não tens talvez esteja na altura de teres. Descobre a origem da palavra mealheiro ou porque é que os mealheiros mais típicos têm a forma de um porquinho. E, ainda como fazer um!
A palavra mealheiro tem origem nas primeiras moedas portuguesas: os dinheiros. Quando alguém precisava de metade do valor de 1 dinheiro, cortava a moeda ao meio. Essas metades chamavam-se «mealhas»! E é da palavra mealha que surgiu a palavra "mealheiro”. O antigo mealheiro de barro, em forma de porquinho, é como se fosse um pequeno cofre, que originalmente não tinha chave ou código como alguns dos que temos hoje em casa. Antigamente, para podermos tirar as moedas de dentro do mealheiro, tínhamos de o partir!
Não se tem a certeza, mas diz-se que os mealheiros com esta forma surgiram na Alemanha e em Inglaterra há cerca de 300 anos. Em Inglaterra, “mealheiro” até se diz piggy-bank (porquinho-banco). Mas porquê a forma de porco? Porque este animal e a sua carne foram e são muito importantes para algumas culturas, como fonte de alimentação, e como tal guardam muito valor.
Nos últimos tempos, duas palavras passaram a fazer parte das nossas conversas: pandemia e economia. Mas, não é fácil explicar às crianças o que é que uma tem a ver com a outra.
Para lhe dar uma ajuda, a partir de uma pequena história, o Museu do Dinheiro transformou dois temas complicados - pandemia e economia - em palavras simples e acessíveis, apropriadas às crianças.